Você é um anunciante que cria coisas incríveis? Aqui estão algumas dicas para garantir que toda a maneira como você vê e faz publicidade seja honesta, confiável e o mais importante: legal.
Afinal, todos nós desejamos que o mundo publicitário evolua cada vez mais…
Jovem publicitário, como um profissional trabalhar, eu vou lhe ensinar…
1. A verdade é a estrela do show.
Item 1. Não deverá afirmar ou induzir o público a crer que um estabelecimento ou curso é oficializado, reconhecido, autorizado, aprovado, ou que tenha sua situação legal definida, a menos que o Anunciante esteja em condição de comprová-lo.
Primeiro, lembre-se de sempre dizer a verdade! Se você disser que seu estabelecimento ou curso é oficial, reconhecido, ou autorizado, certifique-se de que seja verdade. Não queremos pegadinhas desagradáveis!
2. Legal é legal!
Item 2. Tendo em vista que nem todos os estabelecimentos e cursos que podem ser anunciados estão sujeitos a autorização de funcionamento e fiscalização das autoridades de ensino, recomenda-se aos Anunciantes que tenham a sua situação legal definida, que facilitem a sua identificação, informando em sua publicidade o nome da escola ou curso e o respectivo ato oficial de autorização ou reconhecimento.
Ou seja, se o seu estabelecimento ou curso tem uma situação legal definida, deixe isso claro na sua publicidade. Diga o nome da escola ou curso e mostre o ato oficial de autorização ou reconhecimento. Assim, todo mundo saberá que está tudo em ordem.
3. Diplomas mágicos não existem.
Item 3. Para ser aceito como documento válido capaz de possibilitar ao seu portador o prosseguimento de seus estudos, a legislação em vigor estabelece determinados requisitos a serem atendidos pelo estabelecimento ou curso para a emissão de diplomas ou certificados.
Não prometa diplomas mágicos se você não estuda em Hogwarts.
A legislação tem regras específicas para a emissão de diplomas e certificados, e seu anúncio não deve insinuar que eles têm mais valor do que têm de verdade. E não se esqueça de mencionar se os alunos precisam fazer exames ou provas para validar o curso.
4. Empregos não são uma garantia.
Item 4. Não deverá afirmar ou induzir o Consumidor a crer que a inscrição ou matrícula no curso lhe proporcionará um emprego, a menos que o Anunciante assuma, no mesmo anúncio e com clareza, total responsabilidade.
Não faça os consumidores acreditarem que a inscrição ou matrícula no curso garantirá um emprego, a menos que você esteja disposto a assumir essa responsabilidade de forma clara.
5. Títulos falsos? Jamais.
Item 5. Não se permitirá que o anúncio prometa benefícios exagerados quanto à conquista de títulos, tais como promessas de “doutoramento”, quando na verdade o curso é de “bacharelado”.
Seja honesto sobre os títulos que seu curso oferece. Não prometa “doutorado” quando você está oferecendo um “bacharelado”. Não queremos ser confundidos com meros fake nattys…
6. Sucesso não vem de graça.
Item 6. Não se permitirão promessas de sucesso ou promoção garantida na carreira profissional do aluno, a não ser que tais fatos sejam comprováveis.
Promessas de sucesso na carreira profissional dos alunos devem ser comprováveis. Não venda ilusões.
7. Níveis Reais.
Item 7. Não se admitirão alegações inverídicas sobre o nível do curso anunciado, como é o caso da frase “em nível de pós-graduação” para designar simples cursos de extensão cultural.
Não faça alegações falsas sobre o nível do seu curso. Se é um curso de extensão cultural, não diga que é “em nível de pós-graduação”. Seja honesto e transparente.
8. Cuidado para não perder o horário.
Item 8. anúncio de curso ou cursinho que exigir frequência do aluno deverá explicitar o tempo de sua duração.
Se o seu curso exige que os alunos estejam presentes em determinados horários, diga por quanto tempo eles precisarão comparecer.
9. Mostrando os Custos .
Item 9. O anúncio que fizer menção a preço, deverá indicar claramente o total a ser pago pelo aluno.
Se você mencionar o preço do curso, seja claro sobre o valor total que o aluno terá que pagar.
10. Testemunhas Reais.
Item 10. A utilização de testemunhas e a publicação de listas de aprovação em concursos e exames vestibulares estão sujeitas à comprovação, de acordo com as provisões deste Código, no que toca a “testemunhais”.
Se você usa testemunhos ou lista de aprovação em concursos e exames, esteja pronto para comprovar sua veracidade. Não queremos histórias inventadas.
11. Promessas de Emprego.
Item 11. O anúncio de curso de instrução ou de preparação para o aprendizado de ofícios ou matérias que conduzam a exames profissionais ou técnicos não poderá oferecer empregos ou oportunidades irreais de remuneração, a menos que o anunciante assuma, no mesmo anúncio e com clareza, total responsabilidade.
Se seu curso prepara para exames profissionais, não prometa empregos ou remunerações irreais, a menos que você esteja disposto a assumir a responsabilidade.
12. Sem Promessas de Aprovação.
Item 12. O anúncio de curso de instrução ou preparação para concursos públicos ou exames vestibulares não poderá prometer a aprovação do candidato nos concursos ou exames.
Seu curso prepara para concursos públicos ou exames vestibulares? Não prometa a aprovação dos candidatos. A aprovação depende do esforço de cada um.
13. Aulas à Distância São Diferentes.
Item 13. a e b. O anúncio de curso por correspondência ou à distância, além das recomendações contidas nos demais itens deste Anexo, atenderá ao seguinte: a) tornará explícito que o curso é ministrado por correspondência ou à distância e de nenhum modo procurará confundi-lo com curso por frequência; b) deverá divulgar nos anúncios impressos o nome do Anunciante (ou o título do estabelecimento) e o respectivo endereço completo, que não poderá se restringir ao número da caixa postal. Quando contiver cupom ou similar, o endereço completo deverá figurar também no corpo do anúncio.
Se você oferece cursos por correspondência ou à distância, deixe claro que esses cursos não são iguais aos cursos presenciais. Seja transparente sobre o modo de ensino e forneça informações claras de contato.
Então, não se esqueça de seguir essas regras divertidas para criar anúncios responsáveis e honestos. Afinal, a publicidade deve ser como um grande parque de diversões, onde todos possam se divertir com segurança!